DOM JOÃO CARLOS CARDEAL VITALLI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO DIOCESANO DE MINAS
CARTA CIRCULAR,
nº 002/2025
Mudanças visuais após a Euntes in Mundum
Belo Horizonte, Minas Gerais,
16 de setembro de 2025.
Aos Reverendíssimos Presbíteros,
Diáconos, Religiosos(as)
e a todo o Povo de Deus
Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo,
saudações de paz e esperança no Senhor!
1. Aos nove dias deste mesmo mês foi-lhes remetida a minha primeira carta sobre a mudança do brasão da diocese. Digo: "os sinais visíveis de nossa fé, como os símbolos eclesiais, ajudam a expressar a identidade da comunidade cristã e a orientar seu caminho". Nesse sentido, o motivo da última mudança foi a "prevenção de possíveis problemas de direitos de imagem, já que o antigo brasão é muito semelhante ao da vida real".
2. No entanto, hoje, dia 16 de setembro, após avaliação cuidadosa da Santa Sé do Minecraft com todos os titulares, o Santo Padre emitiu a Constituição Apostólica Euntes in Mundum, que profere "a necessidade pastoral de evitar qualquer confusão entre a realidade eclesial sacramental e a realidade virtual da Comunidade Católica no ambiente Minecraft, especialmente para os jovens e demais fiéis que dela participam" (EM, 9).
3. Também foi tocado na reunião a mudança dos brasões diocesanos. Apesar da mudança feita há uma semana, nosso brasão ainda retrata plurais símbolos que também estão presentes no da vida real, sem falar do esquema de cores e disposições. Dessa forma, escrevo-lhes esta carta para comunicar-vos:
I. MUDANÇA DO NOME DA DIOCESE
4. Na constituição foi exortado que "Cada diocese virtual deverá refletir, em seu nome, a identidade cultural, a tradição histórica ou o bioma da região, promovendo a enculturação do Evangelho e a valorização do patrimônio local" (EM, art. 2º). Dessa forma, decretou-se, no artigo 9º, a mudança de DIOCESE DE BELO HORIZONTE para DIOCESE DE MINAS.
II. A MUDANÇA DO BRASÃO DA DIOCESE:
DESCRIÇÃO HERÁLDICA:5. O brasão da Diocese de Minas apresenta-se em escudo eclesiástico, encimado pela mitra episcopal, ladeado pelo báculo pastoral e pela cruz processional dourada, ambos símbolos do ministério episcopal. O campo superior traz fundo azul-escuro, no qual se elevam montanhas verdes, representando o relevo característico de Minas Gerais. Acima delas, figura uma estrela branca, símbolo da Virgem Maria, e ao lado uma flor de lírio branca, evocando pureza e santidade. O campo inferior se apresenta em branco, com leve aspecto gradiente, no qual se encontra o monograma dourado de Maria (AM entrelaçado), lembrando a consagração mariana da Diocese.
- Mitra, cruz e báculo: Representam a autoridade e missão do bispo, pastor do Povo de Deus.
- Montanhas verdes: Evocam o relevo mineiro, situando geograficamente a Diocese e lembrando a firmeza da fé.
- Estrela: Maria, estrela da evangelização, guia que conduz os fiéis a Cristo.
- Lírio branco: Pureza e santidade, virtudes marianas, bem como o chamado à santidade de todo o povo diocesano.
- Monograma mariano (AM): A consagração da Diocese a Nossa Senhora, Mãe da Igreja.
- Listel dourado: A nobreza da fé e a missão evangelizadora da Igreja em Minas.
Considerações Finais
6. Convidamos todas as comunidades, paróquias e instituições ligadas à Diocese a acolherem este novo brasão com fé e alegria, fazendo dele um sinal visível de nossa unidade e missão. A versão oficial do novo brasão encontra-se disponível aqui, no site da Diocese, e será enviado às paróquias e instituições.
7. A partir da data desta carta, todos os documentos emitidos pela cúria em nome da diocese deverão levar o novo brasão em substituição do atual, que foi divulgado há uma semana.
8. Tendo conhecimento desta, torno inválida as indicações da última carta aberta, do dia nove de setembro.
Que Maria, Nossa Senhora da Boa Viagem, Padroeira desta diocese, acompanhe com sua intercessão maternal esta nova etapa da vida de nossa igreja particular.
Com afeto fraterno, em Cristo,
.png)
Postar um comentário