COORDENAÇÃO DIOCESANA DE PASTORAL
Belo Horizonte - MG, 04 de Setembro de 2025.
CARTA PASTORAL:
A CONFIANÇA DE DEUS FOI DEPOSITADA
NAS NOSSAS MÃOS!
Queridos irmãos e irmãs,
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para Sempre seja louvado e sua mãe Maria Santíssima!
"Avança para águas mais profundas, e
lançai vossas redes para a pesca".
(Lc 5,4)
No início do quinto capítulo do Evangelho de São Lucas, às margens do lago de Genesaré, Jesus assim como de costume ensina as multidões, mas, chama-nos a atenção o pedido que Jesus fez a Pedro, mesmo tendo passado uma difícil noite sem ter conseguido pescar nada. "Avança para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca". Pedro mesmo sem entender o plano do Senhor, obedece seu pedido, daí podemos tirar a lição da obediência. Muitas vezes em nossas dificuldades cotidianas, talvez em pequenas coisas da vida, no momento do calor não entendemos o significado, mas ali Deus tem um projeto para nossa vida.
"Grandes coisas o Senhor nos promete no futuro! Por que a fraqueza humana ainda hesita em acreditar que, um dia, os homens viverão em Deus? Muito mais incrível é o que já aconteceu: Deus morreu pelos homens.” Já nos dizia Santo Agostinho, para entendermos que Deus tem grandes planos para nossa vida, basta estarmos atentos aos sinais, termos paciência e obediência.
No momento em que puxam novamente as redes, o milagre da grande pesca aconteceu, as redes rasgavam de tantos peixes que foram coletados, todos se admiraram, exclusive Pedro que se atira aos pés de Jesus, se humilhando: "Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!" Mais uma virtude pode-se perceber na atitude de Pedro, o reconhecimento de sua pequenez aos olhos do dono da barca, ele exalta a realeza e o poder de Deus e se declara pequeno, pecador, pobre e indigno de tamanha graça. Apesar de ser uma virtude fundamental o seu reconhecimento, ele ainda não entendeu o sinal deixado por Jesus à ele.
Jesus, encoraja-o a seguir independentemente de suas falhas, pequenez e fragilidade: "Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens." Jesus convida-o a não temer o mundo e confia-lhe uma missão muito importante.
Irmãos, em nós Padres, religiosos consagrados e leigos foi confiado também a missão evangelizadora do reino, na busca de novos homens e mulheres dispostas a fazerem parte desta caminhada de pescadores, pois não é fácil e ninguém disse que é, no último dia 29, celebramos São João Batista, pela verdade do adultério de Herodíades anunciada por ele, foi degolado, os Mártires, derramaram seu Sangue por essa entrega a Deus, o próprio Cristo morreu na cruz na sua entrega total ao plano do Pai, então... fácil nunca será, mas Deus nos convida a não temer atravessar o vale estreito do reino do céu, apesar de todo sofrimento, é nele que encontramos felicidade.
Somos convidados assim por Jesus à tirar a âncora de nosso barco e partir para águas mais profundas abandonando o medo, os maus hábitos e a mediocridade e assim ousamos a vida nova que Jesus assim nos convida a viver, assim sem ficar presos aos fracassos das pescas de redes vazias.
Portanto, assim como o testemunho de Pedro, um dos primeiros a seguir a Cristo, não por sinais, mas pela obediência em seu chamado, confiemos, nós Padres, todo o clero, religiosos, somente confiemos, pois o plano que Deus reserva a cada pescador de sua barca é Extraordinário, tanto para as pessoas, quanto para o próprio pescador.
"Amando o próximo e cuidando dele, vais percorrendo o teu caminho. Ajuda, portanto, aquele que tens ao lado enquanto caminhas neste mundo, e chegarás junto daquele com quem desejas permanecer para sempre." Santo Agostinho
Deus está ao nosso lado e não nos abandona, ele nos chama, basta parar de temer as incertezas e dizer: Eccomi, estou aqui para fazer a tua vontade Senhor.
Que Deus nos abençoe, prepare nossos caminhos e esteja conosco hoje e sempre. Amém.
In Cor Iesu,
Mons. João Pedro dos Passos, SJ-M
Coordenador Diocesano de Pastoral

Postar um comentário