MONSENHOR JOÃO PEDRO DOS PASSOS
Com grade alegria recebi na manhã de Quinta-feira pelo Santo Padre, o Papa Bento VIII, minha nomeação episcopal para auxiliar na Diocese de São Paulo, na convicção do plano de Deus para minha vida e para minha pastoralidade na comunidade, aceitei o 3° grau da Ordem com esperança de realizar com firmeza as minhas novas responsabilidades, tudo isso devo graças a homens que me ajudaram a chegar onde estou, rendo graças a Dom Daniel Bergoglio Bezerra, meu Formador no seminário, me ensinou a ser o padre humilde e bom que hoje sou, naquela humilde cidade de Itaguaí, onde passávamos grandes apertos na falta de Clero presente, sempre suas palavras eram animadoras e esperançosas, isso mexia comigo e hoje sinto que carreguei essa herança de meu Pai espiritual, sou um sacerdote onde vejo sempre o lado bom e sempre me doou pela causa do Evangelho, tudo sempre faço por amor.
Lembro de Dom Pietro Ferraz Rohr, 2° bispo Diocesano de Itaguaí, carrego ele sempre também como um grande instrutor e exemplo para diversos padres, sempre me apoiando e abrindo cada vez mais para minha contribuição na Extinta Diocese de Itaguaí.
E como não falar de Dom Felipe Ferreira Silva, grande bispo, pai, amigo e orientador, trabalhei com ele por mais de 6 meses, tanto em Itaguaí, quanto em Belo Horizonte, por muitas vezes, passamos dificuldades, sempre um confiando no outro alguns assuntos importantes para o rumo Diocesano, por ele fui nomeado Chanceler Diocesano, assim contribui na estrutura documental da Diocese. Sempre o ajudei de coração aberto, e hoje posso falar que conseguimos! Pegamos uma diocese vazia, com 3 padres, sem mapa, sem igreja, sem nada e conseguimos transformar e estruturar Belo Horizonte nesta grande Diocese que ela é hoje.
Recordo em memória do grande Papa Paulo II e João Paulo VI que foram grandes inspirações para diversos padres que estavam iniciando naquela época, papas que se importavam com o seu rebanho, cuidavam, formavam, com uma paternidade espiritual grandiosa. Ao nosso eterno Clemente III, agradeço a oportunidade e a confiança de me dar o título de Monsenhor Protonotário Apostólico Numerario e assim me aproximei mais da Cúria Romana com a nomeação canônica para contribuir no conselho permanente de Pastoral, representando os sacerdotes da comunidade, muito obrigado por toda a confiança a mim depositada.
Por fim dirijo meu agradecimento ao meu atual bispo Diocesano, Dom João Carlos. Cardeal Vitalli SJ-M, ele que me apresentou a ordem Jesuíta na qual sou o Superior Geral, impôs em mim o barrete de Monsenhor Protonotário, o sábio e estudioso, mestre do latim, Vitalli, muito obrigado!
Por fim, obrigado Belo Horizonte!!! Por esses inesquecíveis 8 meses de trabalho, a cada Padre que eu formei no seminário, ajudei em seu ministério, a cada padre que vi crescendo e hoje são grandes clérigos, faço por bem agradecer a amizade do Monsenhor José Gabriel e do Padre Guilherme Soares, que escolhi para serem meus auxiliares nesta ordenação.
É com o coração transbordante de alegria que olho para a minha missão, tanto em Itaguaí, durante 9 meses e em Belo Horizonte por 8 meses e vejo um trabalho fecundo, onde ajudei no que pude ajudar, tanto na Cúria Diocesana, no colégio dos Consultores, nas Pastorais, nas diversas paróquias que passei, um olhar de gratidão a tudo o que Deus me proporcionou nestes 1 ano e 6 meses de Sacerdócio
Tudo o que pude fazer e ajudar no ministério de todos os que eu mencionei foi e é muito gratificante para mim. Tenham certeza de que vocês mais me ensinaram do que eu.
Tenho igualmente uma estima muito grande por meus irmãos Padres de Belo Horizonte. Foi muito tempo de convivência, partilha de alegrias e desafios, apoio mútuo e colaboração no anúncio do Evangelho. A cada um, deixo meu sincero reconhecimento e meu respeito fraterno. Posso dizer que tive um grandes irmãos de presbiterado e agora no episcopado.
E com emoção, anúncio minha alegria por ter sido escolhido por Deus e pelo Santo Padre para servir junto a Diocese de São Paulo, auxiliado o Cardeal Chiavi nas necessidades Pastorais. Eccomi, estou aqui para fazer a vontade de Deus em minha vida, em tudo, oferecerei minhas forças e dons para colaborar com a missão daquele lugar tão querido, lugar onde os fiéis encontram consolo, esperança e renovação da fé.
Que a sempre vigem Maria a senhora da Assunção e São Paulo intercedam ao meu episcopado na Diocese de São Paulo, capital do estado. Agradeço a oração de todos até então, e peço que apartir de hoje elas se intensifiquem, da mesma forma rezarei por todos!
Com carinho, amor e bênção,
Postar um comentário